Agsep implanta senha para visitação no Complexo de Aparecida de Goiânia

A A A

Agsep implanta senha para visitação no ComplexoPrisional de Aparecida de Goiânia

A Agência Goiana do Sistema de Execução (Agsep) deu início neste domingo, 08/07, ao sistema de senha para maior disciplina e organização da visitação de familiares de presos nos cinco estabelecimentos penais do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, o que reduziu em 90 por cento o tempo de espera na porta da Casa de Prisão Provisória (CPP) e em 50 por cento na porta da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), que são as duas maiores unidades do local. As senhas foram disponibilizadas aos interessados durante a semana nos postos de atendimento da Agsep dentro dos Vapt Vupt da Praça da Bíblia e de Campinas e também pelo site do órgão (www.sapejus.go.gov.br) na internet.  De acordo com o Diretor de Gestão, Planejamento e Finanças, Antônio Carlos de Lima, a partir de agora as visitas precisam tirar a senha antecipadamente para a entrada aos presídios no domingo.

A iniciativa, segundo Lima, visa humanizar a visitação com o fim das barracas na porta do Complexo quando as pessoas acampavam por até quatro dias antes do domingo para garantia de estar entre os primeiros visitantes. “Fazer acampamento na porta do Complexo não é mais necessidade. Essa é uma realidade ultrapassada. Agora, o visitante tem hora marcada e a comodidade de tirar a senha pela Internet ou nos postos do Vapt Vupt. Acabamos também com aquela correria na entrada em que mulheres grávidas ou com crianças, bem como as idosas, eram prejudicadas”, explicou Lima. “O interessante é que a ação também tem reflexo no aspecto da segurança prisional. Com o fim das barracas, a Agsep eliminou o comércio ilegal na porta do Complexo e também as situações de risco à segurança do local, já que havia ali até mesmo a venda de lugares na fila de entrada”, completou ele.

O sistema de senha disponibiliza 200 senhas para cada intervalo de uma hora, começando com liberações para as 8h da manhã e término das 13h, com entrada até as 14h. As pessoas que tiram as senhas logo no início da semana têm maior probabilidade de estar entre os primeiros grupos a entrarem no Complexo. De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação, Danilo Adorni, responsável pela implantação do novo sistema, neste mês de julho, devido ao período de transição a pessoa que chegar para a visita sem senha poderá entrar, porém só a partir das 13h quando já terá encerrado o controle das mulheres com senha. “Agora em agosto isso já não será possível. Só vai entrar quem tiver senha”, afirmou Adorni. Durante a semana, o visitante também tem a oportunidade de atualizar o cadastro nos Vapt Vupt citados e aqueles as pessoas que precisam visitar parentes presos e ainda não se cadastraram também podem procurar os mesmos postos de atendimento.

Qualidade

O presidente da Agsep, Edemundo Dias, informou que a implantação do sistema de senha é resultado de uma série de iniciativas que a atual gestão do sistema prisional goiano tem implantado. Entre elas, a parceria com o Vapt Vupt para disponibilização de serviços do órgão que são acessados pelo cidadão, e a instituição da revista humanizada com a eliminação do agachamento e da nudez completa para mulheres, sem fragilizar o rigor da segurança. “Isso reflete numa maior qualidade de vida tanto para o ambiente prisional quanto para as pessoas que visitam esses estabelecimentos. Qualidade e humanização são duas das marcas da nossa gestão”, afirmou Dias.

Elogio

Ainda nesse domingo, dezenas de visitas que estiveram no Complexo elogiaram a iniciativa da Agsep. A senhora Esterfane Oliveira, de Goiânia, enviou mensagem via e-mail no qual escreveu: “Parabéns pela senha online [...] este domingo foi uma bênção, sistema rapido (sic) e eficiente… visito na pog a dois anos e nunca vi um domingo tão organizado…. parabéns…..Estou muito com a senha Online sistema eficiente e o tempo de espera foi de 20 minutos… Parabéns…” (sic).

A senhora Wesdra Benvindo Leitão, de Goiânia, enviou também uma mensagem à Agsep parabenizando a instituição. Na mensagem direcionada ao presidente Edemundo Dias, ela escreveu: “Gostaria de lhe parabenizar por seu trabalho e empenho [...] é de homens assim que a polícia necessita, uma pena o senhor ter se aposentado da PC, mas ainda está contribuindo com o estado!!!parabéns e tudo de som para o senhor e sua família (sic).

Em dia de visita no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, realizado todo domingo, há uma movimentação de pelo menos 4 mil visitantes no local.

A A A


Espalhe na rede


Deixe seu comentário

Desenvolvido por - GIT